quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Tropicalia
Fazia algum tempo que não assistia a um documentário, uma linguagem que sempre gostei. Principalmente os de música. Ja assisti sobre os Titãs, Raul, o rock de Brasília, mas o ultimo documentário que eu vi foi "O mineiro e o queijo", que por sinal baita filme viu. Um dia faço um relato sobre ele.
Como podem perceber, Sou fã do Rock ´n roll, mas curto MPB, musica regional, emfim. Mas Tropicália tem um problema, é curto demais, apenas uma hora e doze minutos. Com certeza tinha história para pelo menos 90 minutos.
Mas sobre o longa de fato é uma obra prima. Imagens rara de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Elis Regina, Gal Costa, todos os integrantes dos Mutantes, até o Rei Roberto Carlos foi citado, entre outros. Eu não me lembro de ter visto Rita Lee e Gilberto Gil juntos nos últimos 20 anos, pois era muito comum essa trupe cantando a partir do final da década de 60.
O filme começa com Gil e Caetano em Portugal e passeia pelos anos a partir de 68 para contar a história do tropicalismo que nasceu no auge da ditadura militar.
Pra quem gosta de música vale e muito a pena, pois se trata de uma época importante da história brasileira e que foi fundamental para os diversos estilos de música que o Brasil tem. Devemos muito a essa gente, pois eles lutaram pela independência da liberdade de expressão, foram perseguidos, presos, exilados e, não a toa, hoje tem todo reconhecimento e merece todo respeito. Por tudo isso temos diversas bandas dos mais variados ritmos. Detalhe, tem uma versão simplesmente fantástica de Caetano Veloso para música Asa Branca.
Nota 9
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário