ola
Hoje fui ao cinema com a intenção de assistir 007, porém ao chegar verifiquei que a versão era dublada. Pra quem não sabe, um amante do cinema faz questão de assistir legendado por acreditar que o som original é mais perfeito e não abafado que o dublado. Não tive dúvidas, deixei de lado para ver Gonzaga, de pai pra filho. Embora tenha trocado um filme de ação por um drama nacional baseado em fatos reais posso garantir, não me arrependo nem um pouco. Pois minha intenção no inicio da semana era ver os dois.
Talvez, pra quem tem apenas curiosidade de saber da história de duas feras da música nacional (assim como eu), vai imaginar que o longa vai contar a trajetória de sucesso e o lado bom da vida de Gonzagão, o rei do baião, e Gonzaguinha, seu filho. Mas engana-se, trata da conturbada história entre os dois. Os momentos mais felizes fica por conta das músicas e sobram momentos tristes como a dificuldade financeira no início da carreira e, principalmente, as constantes brigas desses monstros sagrados da música nacional.
Eu diria que, pra quem conhece pouco sobre os Gonzagas, como eu, pode achar que as primeiras músicas que aparecem no longa seja o lado b do gonzagão. Quem conhece pode identificar logo de cara, mas os grandes sucessos também estão presentes, "Asa Branca", o grande hit e hino do nordeste, aparece na metade do filme, e não muito tempo depois "vida de viajante" da o ar da graça e é impressionante como esses clássicos emocionam mesmo ja tendo ouvido centenas de vezes.
Eu que sou fã de rock´roll e MPB, defendo que devemos sempre prestigiar quem fez a história da música nacional ainda mais quem passou pela época da ditadura, pois abriu as portas para todos os estilos, lutando contra tudo e contra todos e, muitas vezes, arriscando a própria vida. Lembrando que o ator que faz o Gonzaguinha ficou quase que idêntico ao original.
Indispensável pra quem quer saber um pouco mais sobre uma parta da história da música brasileira e viajar pelo nordeste e rio de janeiro nos anos 40 e 50, sempre uma nostalgia para ver os costumes, figurinos e carros da época.
Nota 8

Nenhum comentário:
Postar um comentário