Apesar de ser de 1953, trata-se de um filme inédito no Brasil. Em preto e branco, uma ótima oportunidade de ver uma obra prima que não deve ficar muito tempo em cartaz, já que a estreia foi apenas em uma sala da cidade.
Conta história de 2 irmãos, porém é centrada no mais novo, Joey. Por conta de uma pequena viagem da mãe, o caçula é deixado aos cuidados do mais velho Lennie, que para tentar se livrar dele arma uma cilada: Combina com os amigos e forja uma brincadeira (de mau gosto) na qual Joey fica convencido de que matou o irmão. Com grande sentimento de culpa, foge levando consigo alguns trocados deixados pela mãe, o suficiente para realizar um sonho de criança: Passar um dia inteiro no Parque de diversões que sempre sonhou
Um belíssimo filme com cenas reais de carros, roupas, trens e muita coisa daquela época. Com certeza vai gerar muita nostalgia de quem assistiu muito filme em preto e branco e se divertiu em um desses parques. Uma viagem no tempo e certamente uma boa lembrança da infância vai causar em muitos que tiver a oportunidade de assistir a esse longa, um dos melhores que já vi com certeza
Nota 10
terça-feira, 30 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Estreias referente aos dias 25/09/2014 até 1/10/2014
A história se passa no próprio Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, sobre uma família burguesa em decadência, que pena para pagar contas de IPTU, as gigantescas despesas telefônicas e se recusam a sair do lugar. Quem tenta organizar as coisas é o filho, já que a mãe e as filhas parecem alheias ao problema. A rotina é quebrada com a chegada do pai da família, o aristocrata e boêmio Alberto, que depois de muito tempo afastado, se instala sem pedir permissão. Dirigido por um uruguaio, uma boa pedida para assistir um filme sobre São Paulo na visão de um estrangeiro
Um dos filmes mais procurados na Mostra Internacional de Cinema de 2013, estando presente inclusive na Retrospectiva da mostra tamanha procura, chega em cartaz um dos filmes mais procurados pelos cinéfilos. A história começa com uma festa de aniversário de uma família na qual uma das filhas pré-adolescentes comete um suicídio. Enquanto a polícia e o Serviço Social buscam informações sobre os possíveis motivos, os familiares, principalmente o avô da falecida, insistem em afirmar que tudo não passou de um acidente. Um filme forte, polêmico e que será comentado em breve por mim, pois estive presente na sessão ano passado.
Embora não seja bem alternativo (Esta em cartaz nos principais cinemas em São Paulo), uma ótima oportunidade para ver esse conto de fadas na sua língua nativa, francês. Com ótimos atores de lá (protagonizado por Léa Seydoux e Vicent Cassel) conta história de Bela que, para livrar o pai condenado a morte, passa a jantar com um monstro diariamente.
Apesar de ser de 1953, esse filme é inédito no Brasil. Conta a história de 2 irmãos, o caçula venera o mais velho, que fica responsável por tomar conta do mais novo um dia em que a mãe precisou sair. Lennie se aproveita da situação e decide pregar uma preça em Joey, fingindo ter sido morto por ele. Assustado, o caçula foge de casa.
Fonte: Folha de São Paulo, edição do dia 25/09/2014, Claderno Ilustrada.
Guia da Folha, parte integrante do Jornal Folha de São Paulo, edição do dia 26/09/2014.
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Era uma vez em Nova York
Conta a história de Ewa Cybulska e o trambiqueiro Bruno Weiss. Ela, imigrante que esta fugindo da guerra e em busca de uma vida melhor, e ele, estrangeiro mas já instalado em Nova York, recrutador de imigrantes para o seu Bordel. Sem saber direito de suas intenções Ewa aceita a ajuda em troca da permanência no país, além de tentar juntar dinheiro para custear o tratamento da irmã, também imigrante, que esta com tuberculose e fica retida na imigração.
Aos poucos a personalidade de Bruno vai se manifestando e o carinho inicial vai se acabando, até que Ewa conhece Orlando, um mágico cheio de boas intenções por quem acaba se apaixonando. O problema é que ele é um antigo desafeto do trambiqueiro e o que poderia ser uma salvação acaba sendo um tormento para a imigrante.
A história se passa nos anos 20 e os figurinos de época são fascinantes. É um drama que, a medida que as coisas vão acontecendo, parece que a vida de Ewa vai desmoronando de mal a pior. Um dos melhores filmes do ano e conta com ótima atuação de Joaquin Phoenix
nota 9
sábado, 13 de setembro de 2014
Estreias da semana do dia 11/09/2014 até 17/09/2014
Nos anos 20, a recém chegada polonesa Ewa Cybulska e o trambiqueiro Bruno Weiss, este ja instalado nos EUA, são imigrantes. Ela tenta uma vida melhor e tenta cuidar da irmã em tuberculose e sob riscos de deportação, ele oferece proteção e ajuda para ficar no país. Para tanto, Ewa é levada a um trabalho que envolve dança e prostituição, como forma de arranjar dinheiro e tirar a irmã do isolamento. A chegada de Orlando, mágico e galanteador, abala o coração de Ewa, pois dele vem a magia, enquanto o outro é responsável pela sua degradação. Alguns críticos estão considerando esse longa como o melhor do ano. Vamos esperar e conferir.
11 diretores participam do longa, 4 são brasileiros, e foram responsáveis por mostrar um pouco sobre a cidade do Rio de Janeiro. Dos estrangeiros a maioria deles não conheciam a capital carioca, portanto o resultado é bem variado. Claro que também se encantaram com os cartões postais, dentre eles as praias, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a lagoa Rodrigo de Freitas. Entre os brazucas estão Fernando Meirelles e José Padilha, este responsável pelo episódio mais polemico que quase foi excluído, pois aparece Wagner Moura mandando uma banana para o Cristo Redentor. A Arquidiocese do Rio, detentora dos direitos sobre o uso da imagem do Cristo Redentor vetou sua aparição mas depois voltou atrás
Fonte: Folha de São Paulo, edição do dia 11/09/2014 quinta feira, Caderno Ilustrada. Guia da folha, parte integrante da Folha de São Paulo, edição do dia 12/09/2014, Sexta feira.
Assinar:
Comentários (Atom)







