quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Uma lição de vida



Uma lição de Vida



História verídica do Queniano Kimage Maruge que, aos 84 anos se tornou o homem mais velho a frequentar uma escola, recorde reconhecido pelo Guinness Book.

Poderia ser mais uma incrível história de alguém com idade bem avançada querendo apenas aprender, mas não é. Maruge enfrenta dificuldades que estão  além da sua própria capacidade de assimilar as primeiras letras. Por ter lutado na guerra civil, é um senhor que tem traumas da violência que sofreu até o início dos anos 50, quando seu país se tornou independente.

O filme se passa entre 2004 e 2005. Motivado por um anúncio no rádio que informa basicamente que estão abertas as inscrições "para todos", Maruge enfrenta uma enorme fila em uma escola de educação primária. Os obstáculos começam a aparecer, a Secretaria da Educação, autoridades locais e até mesmo (pasmem) parte da comunidade local são contra a matrícula de alguém com idade tão avançada. Do seu lado apenas a professora e, aos poucos, os alunos, sim eles adoram as histórias e os exemplos do ex combatente.

Literalmente Uma lição de vida. Não faltam adjetivos a esse belíssimo longa, daqueles que emocionam desde os primeiros minutos. A cada letra aprendida, Maruge abre um sorriso de vitória e impressiona a dedicação, passando inclusive a ajudar alunos que estão em dificuldade. Porém é chocante o tratamento que um idoso é submetido, pois a falta de sensibilidade, sem importar com o passado cruel, fica muito evidente.

Difícil falar de apenas uma lição, é assistir para comprovar o melhor filme do ano até aqui. Fico com um dialogo do filme, na qual Maruge se compara a uma cabra, pois a mesma não sabe ler. Sua professora trata logo de inverter o ditado reformulando "As cabras são muito inteligentes, e não desistem nunca"


Nota 10

Colaboração na Sinopse Juliana Fendel Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário