sábado, 30 de agosto de 2014

Estreias da semana referente aos dias 28/08/2014 até 03/09/2014





Nos anos 20, o magico Wei Ling Soo pratica os números que fizeram dele o maior prestidigitador do mundo. Quando tira a maquiagem se torna Stanley, o homem da razão, que só acredita no que vê e dedica-se a desmascarar trapaceiros, como Sophie, uma jovem americana que surge na Riviera Francesa. Porém, ao passar um bom tempo juntos, o mágico se vê encantado por essa suposta vidente. Direção de Woody Allen.






  • Conta a história de Marco, ex-alcoólatra que tenta reatar a relação com a filha, que se afastou dele e foi viver em um pequeno povoado com o marido e o filho,  ainda bebê, na região da Patagônia. Um dos problemas é que Marco não tem sequer o endereço da dela.




O cenário é próximo a Cordilheira dos Andes. Leon trabalha em um posto de gasolina e recebe frequentemente a visita do brasileiro Silas, dono de uma oficina de motos. O cotidiano de ambos é alterado com a chegada da brasileira Ana, que esta fugindo do passado. Um filme muito esperado por mim.




Biografia da escritora francesa Viollete Leduc, uma bissexual e protofeminista que foi encorajada pela filósofa Simone de Beauvoir, com quem teve um romance, a escrever detalhes da intimidade feminista.




A história se passa na França. Uma família indiana abre um restaurante com comidas típicas do seu país de origem, próximo a uma respeitada casa de culinária francesa. Enquanto os donos brigam entre si, seus funcionários trocam experiências



Apesar de não ser alternativo, é um filme que eu gostaria de ver. Uma jovem é obrigada a transportar droga no seu estômago. Após um ataque, o saco se rompe e seu corpo absorve o conteúdo, passando a ter poderes como ausência de dor. Vale também pela beleza de Scarlett Johansson e o ótimo ator Morgan Freeman.


Folha de São Paulo, edição do dia 28/08/2014, Caderno Ilustrada
Folha de São Paulo, edição do dia 29/08/2014, Caderno Ilustrada
Guia da Folha, parte integrante da Folha de São Paulo, edição do dia 29/08/2014


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Estreias referente aos dias 21/08/2014 até 27/08/2014



Um belo domingo


São várias histórias dentro de uma só contadas nesse filme, um jovem professor solitário, que prefere não ter vínculos, mas ao levar seu aluno até a casa de sua mãe, cria uma relação familiar com  os dois, a criança fragilizada por uma situação familiar fraturada e a da jovem mãe colocada em risco por dificuldades financeiras.  Pierre Rochefort, filho da diretora, é quem protagoniza o filme




No dia dos namorados, Pascaline recebe no seu restaurante uma proposta de amor do passado. Ao mesmo tempo, a dona de casa Roos informa ao seu marido durante um jantar que tem um amante, enquanto uma mulher planeja uma catástofre



No Afeganistão, uma mulher cuida do seu marido em estado vegetativo. Ela aproveita para desabafar em uma confissão solitária e sincera, inclusive quando teve que dizer que era prostituta para não ser vítima de ataque sexual



Mary está de saco cheio de seu marido, um músico que não para em emprego. A situação complica quando ele hospeda uma francesa.


Fonte: Folha de São Paulo, edição do dia 21 de Agosto de 2014 Caderno Ilustrada.
Guia da Folha, parte integrante do jornal Folha de São Paulo do dia 22 de Agosto de 2014

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Uma lição de vida



Uma lição de Vida



História verídica do Queniano Kimage Maruge que, aos 84 anos se tornou o homem mais velho a frequentar uma escola, recorde reconhecido pelo Guinness Book.

Poderia ser mais uma incrível história de alguém com idade bem avançada querendo apenas aprender, mas não é. Maruge enfrenta dificuldades que estão  além da sua própria capacidade de assimilar as primeiras letras. Por ter lutado na guerra civil, é um senhor que tem traumas da violência que sofreu até o início dos anos 50, quando seu país se tornou independente.

O filme se passa entre 2004 e 2005. Motivado por um anúncio no rádio que informa basicamente que estão abertas as inscrições "para todos", Maruge enfrenta uma enorme fila em uma escola de educação primária. Os obstáculos começam a aparecer, a Secretaria da Educação, autoridades locais e até mesmo (pasmem) parte da comunidade local são contra a matrícula de alguém com idade tão avançada. Do seu lado apenas a professora e, aos poucos, os alunos, sim eles adoram as histórias e os exemplos do ex combatente.

Literalmente Uma lição de vida. Não faltam adjetivos a esse belíssimo longa, daqueles que emocionam desde os primeiros minutos. A cada letra aprendida, Maruge abre um sorriso de vitória e impressiona a dedicação, passando inclusive a ajudar alunos que estão em dificuldade. Porém é chocante o tratamento que um idoso é submetido, pois a falta de sensibilidade, sem importar com o passado cruel, fica muito evidente.

Difícil falar de apenas uma lição, é assistir para comprovar o melhor filme do ano até aqui. Fico com um dialogo do filme, na qual Maruge se compara a uma cabra, pois a mesma não sabe ler. Sua professora trata logo de inverter o ditado reformulando "As cabras são muito inteligentes, e não desistem nunca"


Nota 10

Colaboração na Sinopse Juliana Fendel Pedroso

terça-feira, 19 de agosto de 2014




Boa noite a todos e a todas

hoje pra falar da minha ida ao Caixa Belas Artes, ou simplesmente Belas Artes para os cinéfilos. Para nossa alegria, essa preciosidade cultural foi reaberta mês passado depois de 3 anos, com a tentativa de passar a ideia de que ele nunca se foi, ou seja, reinaugurou com alguns filmes que estavam em cartaz na época, parte dos funcionários são os mesmos e os caixas bem como o café estão nos mesmos lugares. Os funcionários passaram a impressão de que estavam felizes pela reabertura do espaço, e São Paulo passa a ter mais uma opção de filmes alternativos, assim como no passado.

O filme escolhido foi "O Estudante", em breve terá seu espaço aqui mesmo no blog, mas antes de comentar esse longa, preciso explicar um pouco mais sobre a noite no "Belas Artes". Logo no início da sessão, ao invés dos tradicionais avisos de segurança, um agradecimento as pessoas que empenharam para a reabertura desse cinema, com abaixo assinado, manifestações, correntes, passeata na câmara dos vereadores, emfim uma sensação de dever cumprido pois um patrimônio cultural foi preservado. Em seguida, os avisos de  segurança muito parecido com o que é exibido no Espaço Itaú, no caso do concorrente, faz uma homenagem ao cinema antigo, pra ser mais exato aos filmes do Chaplin. Já no Caixa..., as imagens também são em preto e branco, sempre fazendo referência a algum item de segurança.

Uma coisa importante, apesar de praticar preço único quase todos os dias (R$20,00), a promoção do trabalhador continua, ou seja, toda segunda quem apresenta a Carteira de Trabalho paga R$5,00.  Essa promoção também existia há 3 anos atrás. Mais uma prova de que a impressão é de que ele sempre existiu.
Lembrando que correntista da caixa, pagando com o respectivo cartão, paga meia.

Portanto pessoal não deixe de visitar esse local histórico que tem décadas de existência e faz parte da Cultura da cidade


http://caixabelasartes.com.br/


sábado, 16 de agosto de 2014

Estreias da semana de 14/08/2014 até 20/08/2014








Mostra a história do escritor brasileiro Paulo Coelho desde a sua infância até a amizade com Raul Seixas, passando pelo momento da ditadura, internação em clínica e os conflitos com o pai, que era contra a ideia do filho ser escritor. Não faltam momentos dramáticos, como o mundo das drogas, por exemplo.
 Vale a pena conferir a história do escritor que vendeu milhões de livros no mundo todo e conheceu um dos roqueiros brasileiros mais influentes de todos os tempos



Esse é o terceiro dos 5 filmes que assisti na Mostra Internacional de São Paulo de 2013 que chega aos cinemas brasileiros. Pra quem não sabe, a “Mostra...” exibe uma série de filmes do mundo todo e a grande maioria não tem previsão de estreia no Brasil. Pelo visto “Meteora” foi dos que teve uma grande chance de não passar por aqui, pois esta sendo exibindo apenas no Espaço Itaú da Rua Augusta. Mostra a como um monge e uma freira, que se dedicaram a vida inteira aos escritos rituais, passaram a ter uma relação amorosa nas planícies da Grécia. Os filme vale muito pelas ótimas e lindas imagens, principalmente por ser um lugar isolado e montanhoso.



Mostra as dificuldades de uma escritora jordaniana que vive em Nova York, em se casar com um professor universitário Palestino e muçulmano, principalmente por parte da família, ja que a mãe, árabe e cristã, detesta o ex marido americano e se recusa a ir nas bodas da filha, e o pai, até então afastado, tenta uma reaproximação



História verídica do queniano Kimani Maruge de 84 anos, que esta determinado pela primeira vez a estudar, porém terá que enfrentar os problemas do seu país: autoridades que não querem dar uma oportunidade a alguém com idade avançada




Fonte:

Folha de São Paulo, edição do dia 14/08/2014 Caderno Ilustrada
Guia da Folha, parte integrante da Folha de São Paulo do dia 15/08/2014