segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sétimo




“Sétimo” é uma alusão ao sétimo andar do prédio onde mora Delia, prestes a assinar o divórcio com Sebastian, personagem de Ricardo Darín. Antes de participar de uma audiência importante, o pai vai a casa da ex para levar seus 2 filhos para escola. O que parecia uma tradicional brincadeira de família, na qual as crianças descem de escada e o pai de elevador pra ver quem chega primeiro, acaba se tornando uma dor de cabeça para Sebastian. Ao chegar ao térreo,  a princípio ele pensa que ganhou a “corrida”, porém nota-se que as crianças não estão lá. Começa então uma busca na qual qualquer um pode estar envolvido.
Um ótimo suspense argentino na qual Darín arrasa (em se tratando desse ator é praticamente chover no molhado), e mais uma vez a pergunta que não quer calar, afinal o cinema argentino é melhor que o brasileiro? É difícil comparar, pois tem que levar em consideração muitas coisas, desde a produção, o investimento, a forma de captação de recursos, que é diferente entre os países. Mas certamente alguns filmes são referência no cinema (como “O segredo dos seus olhos, estrelado pelo próprio Darin) e esse gênero é pouco abordado por aqui.
De qualquer forma é um ótimo filme que mostra um pouco a fragilidade das relações familiares e questiona a atitude de algumas pessoas, chegando ao ponto de cometer um crime para atingir um objetivo.


Nota 8,5

Estreias da semana 04/12/2014 até 11/12/2014



Misturando documentário e ficção, mostra a trajetória de Antonio Nóbrega, ator, dançarino e músico. Captando as coreografias e os personagens criado por esse recifense, que também é um pesquisador da cultura popular, o filme mostra seus tipos sertanejos e números musicais filmados em avenidas e topos de prédios em São Paulo (como corredores de metrô e ponto de ônibus sob o minhocão). Entram em cena a família e os jovens discípulos do artista, dançando à noite sobre o mesmo minhocão. O longa é dirigido por Walter Carvalho, um dos principais Diretores de Fotografias do país, com trabalhos como “Central do Brasil”, “Lavoura Arcaica” e “Carandiru”.



“O vento lá fora” é um delicioso passeio sobre as obras do português Fernando Pessoa. Filmado durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2013 em que a professora Cleonice Berardinelli e a cantora Maria Bethânia leram e comentaram a obra do escritor. Bethânia demonstra sua admiração pelo poeta cantando seus versos em discos, Berardinelli é a maior especialista em Pessoa no país, tanto que a primeira tese sobre o português é dela (a segunda no mundo). Professora Emérita de Literatura portuguesa e integrante da Academia de Letras, (mais de 70 anos de magistério) declama desde menina. O documentário faz também uma justa homenagem a essa grande mestra que ensinou Fernando Pessoa para várias gerações



Na França do século 16, um vendedor de cavalos sofre uma grande injustiça de um poderoso nobre. A fim de reconquistar sua honra, ele inicia uma gerra  particular pelo país.


Fonte: Folha de São Paulo, edição do dia 04/12/2014, Caderno Ilustrada. Guia da folha, parte integrante da Folha de São Paulo, edição do dia 05/12/2014.